Projetos

Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE

A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais criou, em 2000, o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública - SIMAVE. Entre os programas que integram o SIMAVE, o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE é pioneiro no Brasil.

Criado em 2006 para as escolas da rede estadual de Minas Gerais, o PAAE foi planejado com base em um sistema on line que possibilita avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo e identificar, a partir dos resultados de desempenho, as necessidades imediatas de intervenção pedagógica.

O PAAE é um modelo de avaliação que atende às necessidades pedagógicas do cotidiano escolar. Os resultados de suas avaliações devem fundamentar o planejamento educacional nos níveis dos atendimentos específicos a alunos, dos planos de ensino para as turmas e do projeto pedagógico das escolas, fornecendo subsídios para a melhoria da aprendizagem dos alunos e da prática docente, contribuindo para o sucesso escolar do aluno. Orienta o ensino nos diferentes âmbitos de responsabilidade educacional, ou seja, do professor, da escola e do sistema. O PAAE compõe-se das avaliações:


Avaliação Diagnóstica
Avaliação Contínua
Auto-avaliação do aluno


Os resultados dessas avaliações devem convergir para a integração de ações escolares que promovam uma diferença significativa na aquisição da aprendizagem dos Conteúdos Básicos Comuns.