26/06/2017

Diferença entre Item e Questão

Começa hoje a série pergunta e resposta sobre o tema Item x Questão. Serão 5 perguntas:

  1. Qual a diferença entre item e questão?
  2. Quais são as categorizações?
  3. Como diferenciar o item da questão?
  4. Como preparar um bom item e uma boa questão?
  5. Quais são as principais dificuldades que os profissionais têm na produção de um item?

Todas as respostas serão divulgadas aqui. Fique atento! A primeira pergunta e resposta de hoje é: “Qual a diferença entre Item e Questão? Existe alguma diferença?”

Os termos “questão” e “item” são utilizados como sinônimo para designar uma pergunta feita em prova ou exercício. Mas, o que muitos não sabem é que “item” e “questão” são termos que rementem a conceitos e técnicas distintas. Bruno de Assis Freire de Lima responde quais diferenças perpassam esses dois termos:

“Apesar de muitos Manuais e autores tomarem “item” e “questão” como termos equivalentes, há evidências bastante claras de que se tratam de entidades diferentes. A questão, etimologicamente, refere-se a perguntas e seu uso data do início das práticas educativas, com Aristóteles. A questão entra para a educação muito antes de se estabelecerem práticas de avaliação tal como a conhecemos. Os alunos eram estimulados a pensar por meio de questões feitas pelos mestres, durante as próprias aulas. Com esse argumento etimológico, questão está relacionado à pergunta. Desse modo, só seria possível considerar como questão o item cujo enunciado fosse uma interrogativa direta, marcada com ponto de interrogação. Quanto ao item, sua criação se dá muito depois do surgimento da própria escola. Trata-se de um “instrumento” criado no início do século XX, com a Piscometria. Com ele, surgem princípios técnicos que norteiam sua criação e aplicação, de tal modo que hoje podemos pensar que o item corresponde a um instrumento tecnicamente consistente, ao passo que a questão não possui o menor compromisso com a técnica, embora ainda assim exista toda uma estruturação característica, como o uso da interrogação”.

Fique atento às próximas perguntas e respostas sobre o tema: Item e Questão.


Bruno de Assis já participou da equipe de profissionais do Instituto Avaliar como autor, coordenador, revisor de língua portuguesa, coordenador de oficinas de produção de item e de produção de texto. Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Viçosa (2002), especialização em Língua Portuguesa e Literatura na mesma universidade e mestrado em Linguística e Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2007). Atualmente é doutorando-pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais, tendo cursado período sanduíche na Universidade do Vale do Rio dos Sinos -RS (2015). É professor do Instituto Federal Minas Gerais, com experiência docente em diversos níveis de ensino. É autor de materiais didáticos, livros de literatura infanto-juvenil e livros técnicos para Formação de Professores. Atua como consultor em Avaliação da Aprendizagem Escolar, Avaliação em Larga Escala e Educação à Distância. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa; Terminologia e Estudo das Linguagens Especializadas.

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