27/01/2017

O papel do professor na própria formação

Na vida, como no ensino, sempre há o que ensinar e o que aprender – Leiva Leal

Com o advento dos meios digitais, a possibilidade de formação do professor se ampliou, dando espaço para novas práticas de ensino no ambiente on-line. Essas práticas possibilitaram a interação entre participantes de diversos lugares, com objetivos comuns. Convidamos, para dialogar sobre o papel do professor na própria formação no mundo digital, a Doutora em Educação, Leiva Leal, que atualmente é docente do mestrado profissional de Letras da UFMG e é membro pesquisadora do Instituto Avaliar e Educativa.

Para Leiva, a compreensão de atualizar o conhecimento do professor se deve a dois fatores: o primeiro fator é a “formação na graduação que não cobre todas as necessidades de uma formação docente” e o segundo “vem do vertiginoso crescimento das ciências e das tecnologias, o que faz com que muito do que se sabe hoje pode estar obsoleto em poucos anos.” Partindo desses dois pressupostos há uma necessidade por parte do professor de buscar conhecimento e ser “um profissional cujo aprendizado não se esgota nunca”.

De acordo com Leiva o professor atualizado é “aquele que possui a consciência de que seus saberes são limitados e provisórios e que, por isso, para estar em sintonia com o tempo presente, precisa estudar sempre. Um profissional que contextualize seu objeto de ensino no quadro das ciências contemporâneas e, assim, se sinta melhor preparado para seu ofício de ensinar”.

É nesse sentido que Leiva Leal vê o quanto o próprio docente pode contribuir para sua formação, podendo fazê-lo “por meio de leituras de obras que analisam aspectos teóricos e metodológicos do seu objeto de ensino, de participação em cursos presenciais e on-line, de visitas e consultas em portais de educação, como o oferecido pelo MEC, análise e uso de materiais oficiais disponibilizados na internet e em versão impressa, entre outras possibilidades”.

Além disso, a professora fala sobre a importância das trocas de experiências e da construção coletiva para a formação do professor. Ela afirma que esse profissional deve estar comprometido consigo mesmo e com seus alunos, e que a busca por atualização faz parte do mundo da educação: “Aqueles que se sentem conhecedores de tudo e se contentam com o que sabem, certamente estão menos preparados para ensinar, no mundo de hoje. Na vida, como no ensino, sempre há o que ensinar e o que aprender”.

Leiva fala das alternativas que a internet oferece para que o professor invista em sua formação, como os cursos a distância. “É impressionante vivenciar a experiência em um curso de EAD: ler artigos e textos diversos, com garantia de qualidade acadêmica e científica, selecionados por um profissional da área; assistir a vídeos; navegar na internet; responder a questões que nos instigam a pensar um pouco mais, expressar dúvidas por meio do fórum, responder e suscitar novas questões. Enfim, é um espaço de interação da vida contemporânea que, se bem aproveitado, atinge muitos professores ao mesmo tempo e em diferentes territórios. Tudo vai depender de quem está na frente do computador e do quanto está disposto a investir nas tarefas e nas trocas que um curso dessa natureza demanda.”

Para Leiva, o educador reconhece e agradece os investimentos que contribuem para sua formação. “Quando se deseja investir na formação e que essa responda aos anseios da docência, o professor e a professora dizem presente e agradecem a oportunidade de vivenciar essa experiência”.

Matéria produzida por Raquel Siqueira

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