18/08/2016

A redação do Enem

Já pensou no tema de redação do Enem 2017? Mais do que isso, já pensou na importância de se preparar e tirar uma boa nota na redação do Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) surgiu no ano de 1998, com os objetivos de avaliar o desempenho e trazer melhorias à educação básica, além de ser uma porta de entrada para o ensino superior. No entanto, no ano de 2009, a prova trouxe mudanças, passando a contar com o financiamento dos estudos, por meio do Programa Universidade para todos (PROUNI). Mas algumas coisas nunca mudaram, como a apreensão dos estudantes nos temas da redação. Desde a 1ª Edição do Enem, quando o tema foi “Viver e aprender”, ao último tema de 2015, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, os estudantes têm enfrentado grandes dificuldades na construção de textos bem elaborados.


Tamiris Lalesca, Revisora de Língua Portuguesa da área de Linguagens, do Instituto Avaliar, afirma que escrever “é um tanto quanto complexo, pois exige um repertório sobre o conteúdo a ser escrito, o conhecimento e o emprego da norma-padrão, familiaridade com o tipo textual e o gênero, saber organizar os argumentos, entre outras habilidades”. Já para Bianka, Coordenadora de Linguagens do Instituto Avaliar, “há um mistério em torno do desenvolvimento, na educação básica, das competências necessárias ao bom uso da língua: nas séries iniciais do ensino fundamental, os estudantes demonstram grande engajamento e interesse com relação a práticas de leitura e de escrita”. Mas, segundo Bianka, tudo muda quando passa para o fundamental II e ensino médio, quando "os reflexos de tal "fenômeno" atingem frontalmente o desempenho dos alunos na produção de textos escritos”.


A maior nota da redação no Enem é 1000 (mil) pontos, divididos em 200 para cada competência, mas, para fazer uma boa redação, é necessário que os candidatos ao Enem treinem a escrita, a habilidade de leitura e a argumentação crítica frente aos temas cotidianos. Bianka afirma que tirar uma boa nota no Enem vai muito além “de assegurar uma vaga na universidade, um bom desempenho no Enem sinaliza para o fato de o aluno ter adquirido e desenvolvido uma série de competências e conhecimentos necessários ao longo de sua vida”.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

 voltar