04/08/2016

Nos bastidores das oficinas – Parte VI

“Ensinar não é puramente um dom, tampouco aprender. Ambos são resultados de disciplina e dedicação” – Luana Oliveira Lima


Matemática, física e produção de texto, tudo isso reunido na oficina de “Produção de texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação da aprendizagem” oferecida pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Quando se fala em exatas e texto agindo em conjunto, Luana Oliveira Lima afirma que o maior desafio que envolve essas disciplinas é torná-las “atrativas e interessantes e desmistificar as suas dificuldades”.

A tutora se sente satisfeita ao fazer parte do projeto, pois assim poderá “contribuir com práticas de leitura e produção de textos no ensino da Física e da Matemática dos professores das respectivas disciplinas da rede estadual de Minas Gerais”.

Para colaborar com a desconstrução deste mito, o PAAE traz as oficinas que trabalham diversas temáticas centrados na produção de texto, o que já é considerado uma quebra de paradigma ao se falar de números. Além disso, Luana afirma que as oficinas “possibilitam uma autoavaliação do trabalho docente com vistas numa melhor formação continuada”.

Para que se possam ter bons resultados nessa formação continuada é necessário disciplina e dedicação duas palavras reservadas para quem acredita em uma educação que ultrapasse as barreiras.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

 voltar