21/07/2016

Nos bastidores das oficinas – Parte II


É assim que começa a entrevista com Aline Patto, professora e tutora da oficina “Produção de texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação da aprendizagem” oferecida pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Como tutora, Aline acompanha as atividades dos professores e os orienta em caso de dificuldades no acesso ao sistema e, dúvidas sobre o conteúdo. “Somos o primeiro contato dos professores que estão acessando as oficinas”, afirma.

Aline relata que o maior desafio na criação do conteúdo das oficinas é chegar a um texto claro. Segundo ela, “na educação a distância, às vezes o que escrevemos está muito claro para nós que elaboramos o texto, mas não está muito claro para quem recebe. Por isso, devemos mostrar ao leitor qual é a mensagem que queremos passar e o que se espera daquela modalidade”.

Como educadora, ela percebe que muitos professores têm dificuldade em relação à criação de itens, “aprender a fazer um bom item é muito importante, porque vimos muitos alunos reclamando de provas que não ficaram muito claras”. Outra dificuldade percebida pela tutora de Ciências Humanas é o distanciamento com a escrita, “às vezes o professor, ao longo da carreira, vai se distanciando da vida acadêmica, se envolve com a escola e se afasta das questões de aprimoramento. E essa oficina é uma oportunidade para o professor se aprimorar”.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

 voltar