15/07/2016

Nos bastidores das oficinas – Parte I

“O desconforto de se deparar com o inédito ou desconhecido deve ser transformado
na força e prazer em se buscar e superar desafios” - Carlos Mitraud


Carlos Augusto Mitraud é coordenador da área de Ciências Humanas da oficina “Produção de texto e o seu uso em atividades de ensino e avaliação da aprendizagem” oferecida pelo Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Carlos Augusto explica que o tema para a criação do conteúdo das oficinas é inédito e pouco discutido e que “o desafio maior foi mostrar aos professores da área de Ciências Humanas a necessidade e a praticidade em se pensar em questões relativas à linguagem e à comunicação no preparo diário das atividades pedagógicas”.

Como coordenador, ele considera as oficinas oferecidas pelo PAAE “uma oportunidade para os professores refletirem e inovarem sua prática de ensino” já que, os desafios da educação na atualidade são, justamente, acompanhar o avanço tecnológico e a geração que surge em meio a esse novo momento. “A educação escolar precisa se tornar mais dinâmica, atraente e prazerosa para os jovens alunos. Embora estejamos imersos em um mundo comandado pela comunicação, a escola não está conseguindo transmitir conhecimentos e precisa reaprender a se comunicar com os alunos, com a sociedade.” Esses grandes desafios, como Carlos diz, podem gerar desconforto aos professores, mas podem ser transformados na força e no prazer em superá-los.

*Raquel Siqueira, estagiária de comunicação e marketing do Instituto Avaliar

 voltar