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Conselheiro de Todos pela Educação
comemora dia da educação (28/04)


Nos últimos anos, a educação no Brasil vem passando por uma grande melhora. Esse salto qualitativo do ensino se deu em grande parte devido aos instrumentos criados pelo governo para avaliar a educação no país. Avaliações como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Prova Brasil serviram para gerar dados que mostram um panorama do sistema educacional brasileiro. O balanço permite ao governo criar planos de ação pra incrementar o desenvolvimento, como ação como o Plano Nacional de Educação (PNE) que estabelece 20 metas para a educação no país até 2020.

Para Mozart, o Ideb é um índice muito relevante. “Vejo como um instrumento muito criativo e positivo, que junta o fluxo e a aprendizagem. É simples e estabelece metas para o desenvolvimento do ensino básico no país.” Mas para ele, a avaliação também tem suas limitações, principalmente por não levar em conta as especificidades socioeconômicas dos alunos. “O Brasil é um país muito desigual e o Ideb deixa uma lacuna na questão social. Não consegue equidade, já que não leva em consideração o histórico socioeconômico dos alunos. Mas, de toda forma, deve ser mantido e aprimorado.”, diz o Conselheiro.

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