07/02/2012

Desempenho de Minas Gerais


Apenas 14,7% das crianças matriculadas no último ano do ensino fundamental no Brasil, incluídas as de redes públicas e particulares, sabem o mínimo esperado em matemática para esta etapa. Em língua portuguesa, são 26,2%. Entre os mais novos, que estão no 5º ano, o dado melhora um pouco: 32,5% atingem o aprendizado para esta série em matemática e 34,2% em português. Os dados de 2009 apresentados pelo Movimento Todos Pela Educação são medidos pela Prova Brasil, aplicado a estudantes pelo INEP a cada dois anos (Fonte: iG). Pela Meta 3 do Movimento Todos Pela Educação “Até 2022, 70% ou mais dos alunos terão aprendido o que é essencial para a sua série”. Para satisfazer este critério, ficou definido que alunos da 4ª e 8ª séries ou do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio, no conjunto das redes pública e privada, deverão ter desempenhos superiores a respectivamente 200, 275 e 300 pontos na escala de Português do Saeb, e superiores a 225, 300 e 350 pontos na escala de matemática.

A Meta 3 talvez seja a mais desafiadora das 5 Metas estabelecidas pela Comissão Técnica do Todos Pela Educação. Hoje, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) indica que nenhuma das séries avaliadas (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) possui 35% dos alunos com aprendizado adequado, seja em língua portuguesa, seja em matemática.

O quadro mostra que o estado de Minas Gerais se situa acima da media do país mas, principalmente que no ano final do ensino fundamental e no 3º ano de ensino média, ainda está longe de satisfazer a meta de 70%.

Meta 3: Desempenho. Minas Gerais
4ª/5º EF Língua portuguesa 4ª/5º EF Matemática 8ª/9º EF Língua portuguesa 8ª/9º EF Matemática 3ª EM Língua portuguesa 3ª EM Matemática
Minas Gerais (2009) 49,6 % 51,5 % 35,2 % 23,8 % 32,0 % 15,2 %

 voltar