Institucional


 Quem somos

Qualificado em avaliação educacional e tecnologias educacionais, o Instituto Avaliar é uma instituição inovadora com ampla experiência em soluções de planejamento, desenvolvimento e monitoramento de projetos, concursos, vestibulares, programas e processos seletivos. Focado na melhoria da qualidade da educação, na otimização dos recursos, na aplicação de tecnologias e na obtenção de resultados positivos, a instituição especializou-se no desenvolvimento de sistemas tecnológicos essenciais à gestão de redes educacionais e escolas.


Com alta performance tecnológica, o Instituto Avaliar assessora instituições públicas, privadas e do terceiro setor na gestão da aprendizagem dos alunos para saber o nível atual de seu desempenho, diagnosticando a necessidade de cada parceiro. Baseado nos dados coletados, a instituição compara essas informações com aquilo que é necessário ensinar no processo educativo e aponta as decisões que possibilitem atingir os resultados esperados.


Desta forma, o Instituto Avaliar acredita que a avaliação educacional e de aprendizagem reflete tanto na qualidade do trabalho do professor como no resultado do aluno. Ao se tornar um instrumento de coleta de dados que determina o grau da assimilação dos conceitos e das técnicas/normas, a avaliação orienta o professor a melhorar a sua metodologia de trabalho e ajuda os alunos a desenvolverem a autoconfiança na sua aprendizagem.


Com profissionais altamente capacitados, que incluem especialistas, mestres, doutores e pós-doutores, o Instituto Avaliar oferece programas de Sistema on-line para Avaliação Escolar, Cursos e oficinas on-line para capacitação de professores, além do Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas de Tecnologia da Informação e Comunicação.



 História

O Instituto Avaliar foi fundado em 2006 na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais, por uma equipe especializada em avaliação e medidas educacionais, com ampla experiência no planejamento e execução de projetos de avaliação e processos seletivos, na prestação de serviços de consultoria e assessoria técnica para organizações educacionais da área pública e privada.


Desde o início, a finalidade dos serviços do Instituto Avaliar foi criar soluções de planejamento, avaliação, desenvolvimento, monitoramento de projetos, programas, processos seletivos e vestibulares que contribuam para mudanças e transformações educacionais de grande impacto no desenvolvimento social e profissional. Desde então, o Instituto Avaliar desenvolveu grandes projetos. Entre eles estão parcerias como o Banco Mundial, Vale, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), UFMG, Fundação Flem e Fundep.




 Missão, Visão e Valores

Missão

Criar soluções de planejamento, avaliação, desenvolvimento, monitoramento de projetos, programas, processos seletivos e de vestibulares que contribuam para mudanças e transformações educacionais de grande impacto no desenvolvimento social e profissional.



Visão

Ser referência no desenvolvimento de sistemas tecnológicos essenciais à gestão de redes educacionais e de escolas.



Valores
  • Ética

  • Comprometimento

  • Transparência

  • Agilidade

  • Confiança

  • Inovação

  • Segurança

 Equipe

Coordenação Geral

Lúcia Mattos

Coordenação de Tecnologia e Informática

Thácya Mattos

Coordenação Administrativa e Financeira

Alessandra Valéria de Carvalho

Coordenação de Concursos e Processos Seletivos

Eloisa Nascimento

Coordenação Pedagógica e Gestão de Qualidade

Naly Rocha

Coordenação Técnica de Indicadores e TRI

Jacqueline Alves

Coordenação de Comunicação

Telma Santos

Coordenação de Pesquisas e Projetos em Avaliação

Nigel Brooke

Assessoria Jurídica

Itamar Indio do Brasil Júnior

Analista de Banco de Dados

Igor Ilitch

Parcerias






Atuação

Sistema On-line de Avaliação Escolar

O Instituto Avaliar oferece o Sistema On-line de Avaliação Escolar que é uma solução informatizada que permite a criação de um banco de dados tendo como objetivo monitorar a aprendizagem do aluno e auxiliar o professor no seu dia a dia na sala de aula de forma a otimizar seu tempo escolar e fazer as intervenções necessárias ao desenvolvimento do estudante. O sistema oferece:


 Banco de Itens da Educação Básica

O Banco de Itens da Educação Básica disponibiliza questões vinculadas ao currículo escolar e permite ao professor gerar suas provas e exercícios para aplicação impressa ou on-line, acessíveis em computadores, notebooks, smartphone e tabletes, na escola, em casa ou outros locais. Fornece também relatórios individuais por aluno e turma. Mapeia os resultados das avaliações para diagnósticos progressivos da aprendizagem.


 Ambiente do Aluno

O Ambiente do Aluno oferece exercícios e simulados acessíveis em notebooks, tabletes e celulares para estudos na escola e em casa. Há também espaços para o aluno acessar os materiais didáticos e as orientações pedagógicas disponibilizados pelas suas escolas.


 Ambiente do Professor

No Ambiente do Professor encontra-se o Currículo escolar on-line que oferece espaços para o professor oferecer materiais didáticos e orientações pedagógicas. Também são oferecidas oficinas on-line de elaboração de itens, questões e produção de texto baseados no Enem.


 Gestão de Aprendizagem Escolar

O Ambiente Gestão de Aprendizagem Escolar gera relatórios com foco nos resultados das avaliações para uma visão global da escola. Esses relatórios permitem acompanhar a evolução da aprendizagem dos alunos ao longo do ano.

Cursos e oficinas on-line para professores

Os Cursos e oficinas on-line para Professores visam à qualidade do trabalho pedagógico e têm ênfase na produção de itens e questões que sejam efetivas para avaliar o conhecimento nas diferentes áreas e disciplinas, principalmente Língua Portuguesa e Matemática.

Os trabalhos são direcionados para os professores e têm como objetivo desenvolver, a partir de suas próprias vivências, habilidades essenciais à avaliação:


  • Ánalise e avaliação de itens

  • Elaboração e reformulação de questões de provas

  • Processos de correção e pontuação de questões

  • Análise e compreensão de resultados de avaliações

  • Interpretação de dados de diferentes tipos de avaliação

Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas

A solução do Monitoramento e Avaliação de Projetos e Programas proposta pelo Instituto Avaliar tem como objetivo assegurar a eficiência e eficácia dos programas e assim prover os gestores educacionais com regular feedback para que possam estimar o progresso das ações, a tendência dos resultados e os possíveis impedimentos para o alcance dos resultados esperados.

O monitoramento para produzir informações úteis para a equipe envolvida nas diversas esferas de atuação do programa ou projeto requer, necessariamente, o desenvolvimento de:


  • Sistemática de acompanhamento das diversas fases do projeto ou programa

  • Sistema informatizado de monitoramento

  • Avaliação de resultados processuais

  • Avaliação de resultados alcançados e impactos.

Tecnologia da Informação e Comunicação

O Instituto Avaliar oferece também soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação que utilizam a tecnologia em função da qualidade da educação em sistemas de ensino e escolas. Seu objetivo é modernizar a gestão educacional, integrar as tecnologias educacionais ao planejamento e ao currículo como estratégias inovadoras para um ensino mais motivador e aprendizagens mais significativas, além de ampliar o tempo de estudo para melhor desempenho dos alunos.

Esse programa desenvolve:


  • Estratégias de comunicação de resultados de avaliações e seu uso pedagógico no planejamento do ensino

  • Software para a gestão pedagógica e administrativa

  • Transferência de tecnologia e conhecimento

Processos Seletivos e de Certificação

 Concursos Públicos

O Instituto Avalir dispõe de organização e lisura na realização de concursos públicos, oferecendo segurança quanto ao sigilo das provas e transparência do processo. A instituição mantém também garantia de eficiência e qualidade dos processos seletivos.


 Certificação Ocupacional de Educadores

A certificação imprime uma marca atraente ao currículo. É importante para demonstrar que o profissional tem amplo domínio em determinados processos, o que confere qualidade ao serviço ou na função que exerce. É a comprovação que um profissional possui em sua vivência prática a habilidade necessária para o exercício do cargo. Além disso, representa uma forma mais atual de valorização do profisisonal.

Projetos


Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PAAE

Em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), entre 2006 e 2017, o Instituto Avaliar criou o Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar (PAAE), que integra o Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (Simave), e é pioneiro no Brasil. O PAAE foi planejado com base em um sistema on-line que possibilita avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo e identificar, a partir dos resultados de desempenho, as necessidades imediatas de intervenção pedagógica, para atender cerca de 3.000 escolas de ensino fundamental e médio. Além disso, o sistema oferece aos professores um banco de questões que tem como objetivo contribuir com a rotina de avaliação planejada pelo professor para cada turma, após o diagnóstico inicial.


A concepção e o desenvolvimento de uma metodologia de avaliação operacionalizada por um sistema informatizado viabiliza a aplicação de provas on-line em equipamentos do laboratório da escola e em dispositivos (tablets e smartphones) do aluno. Entre os atuais subprogramas do PAAE, destacam-se a Avaliação Diagnóstica, a Avaliação da Aprendizagem Anual, os Simulados Enem e o Programa Para Aprender Mais. O PAAE desenvolve também formação de educadores por meio de oficinas presenciais e a distância sobre temas como produção de itens e produção de texto.



Banco de Itens

A partir de 2006, o Instituto Avaliar criou o Banco de Itens da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) e foi o responsável pelo design e programação do sistema e suas funcionalidades bem como pela produção de mais de 100.000 itens de avaliação dos conteúdos curriculares dos ensinos Fundamental e Médio. Até 2017, respondeu pela gestão, o que abrange a atualização, manutenção e suporte técnico a todos os professores e escolas da rede estadual de ensino público de Minas Gerais.



Certificação Ocupacional de Educadores da SEE-MG

Com o propósito de estimular o aperfeiçoamento de seus servidores e promover a melhoria da qualidade da educação em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Minas Gerais (SEE-MG) iniciou, em junho de 2008, os estudos para criar um programa de certificação ocupacional. Primeiramente, a iniciativa atenderia a certificação do dirigente escolar e do professor alfabetizador.


O Instituto Avaliar executou pesquisas para criar as bases do programa de certificação e participou da implementação dos exames de certificação, com a criação dos Padrões de Desempenho do Diretor de Escola e a Matriz de Especificação para Elaboração dos Itens. Entre 2010 a 2014, foi responsável pela produção dos itens e provas para os exames de certificação. Em 2015, executou todo o processo de certificação para um público estimado de 50.000 participantes, de todos os municípios de Minas Gerais. Em 2018, executou todo o processo de certificação de Diretores, contando com cerca de 30.000 participantes, de todos os municípios de Minas Gerais.



Programa de Educação Profissional (PEP)

No período de 2007 a 2010, foram realizados processos seletivos do Programa de Educação Profissional (PEP), destinados aos alunos de Ensino Médio da rede pública estadual. Os serviços prestados foram: produção dos instrumentos, elaboração e reprodução das provas, organização e execução de logística de aplicação para cerca de 68.000 candidatos, criação de formulários on-line para inscrição, divulgação e alimentação de banco de dados, processamento de dados e produção de relatórios.



Avaliação e Monitoramento do Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP)

Entre 2009 e 2011, o Instituto Avaliar firmou contrato com a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep) para avaliar o desenvolvimento e os resultados e impactos alcançados pelo Programa de Desenvolvimento Profissional de Educadores (PDP). O PDP foi criado em 2003 pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) para subsidiar decisões sobre as políticas de desenvolvimento e qualificação dos educadores do sistema educacional de Minas Gerais.



Certificação de Competência Profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac Minas)

O Instituto Avaliar desenvolveu, em 2012, a concepção teórico-metodológica do Sistema de Avaliação de Competências nas escolas do Sistema Educacional Senac Minas, contextualizando com a certificação profissional. Além disso, foi a instituição responsável pela capacitação da equipe técnica do Senac Minas para a institucionalização do Sistema de Avaliação de Competências. Desenvolveu também as oficinas para qualificação de professores em elaboração de questões para certificação profissional.



Avaliação e Monitoramento do Programa Educacional de Atenção ao Jovem (Peas Juventude)

O Instituto Avaliar prestou serviços de consultoria para desenvolver pesquisas de avaliação e monitoramento dos resultados e impactos do Peas Juventude, programa desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) desde 2007. O Peas Juventude aborda temáticas de afetividade e sexualidade; juventude e cidadania; mundo do trabalho e perspectiva de vida.



Pesquisa de Rastreamento do Gasto Público em Educação (RGP-E) no Brasil Módulo I/Banco Mundial

Em 2008, o Banco Mundial contratou o Instituto Avaliar para desenvolver um estudo a partir de dados secundários e documentais, que retratasse o setor educacional brasileiro, com referências ao sistema de educação de Minas Gerais, incluindo recomendações de políticas viáveis para o Governo do Estado. O estudo, uma parceria do Banco Mundial e da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG), foi o projeto piloto do Rastreamento do Gasto Público (RGP), ou em inglês, Public Expenditure Tracking Survey (PETS) introduzido na área educacional no Brasil.


O RGP é um método para rastrear os gastos públicos até o seu destino final e identificar como melhorar a qualidade desses gastos. O método RGP é aplicado em vários países em desenvolvimento. O estudo foi elaborado em colaboração com pesquisadores do Cedeplar/UFMG, sob a coordenação da Dra. Ana Flávia Machado. O relatório desse estudo proporcionou aos leitores uma visão global do setor educacional no país e do sistema público de educação de Minas Gerais, fornecendo detalhes do seu financiamento e funcionamento e as possibilidades de políticas institucionais para melhorar a eficiência do gasto público em educação no Brasil.


Entregue em 15 de julho, 2008, o relatório se dividiu em nove partes:



I - Introdução

II - Organização da educação brasileira

III - Estrutura do financiamento da educação

IV - A gestão do recurso

V - Composição do gasto em educação

VI - Desempenho dos principais indicadores em educação

VII - A questão da qualidade e a implementação do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE)

VIII - A qualidade do gasto público na educação em relação a sua eficácia e sua eficiência

IX - Recomendações de políticas públicas

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